sábado, 8 de maio de 2010

ATIVIDADES RITMICAS E DANÇA



Ritmo é vida e esta particularmente ligado à necessidade do mundo moderno, onde cada ser vivo, possui um ritmo próprio. Ao observarmos crianças brincando, analisamos que nela existe ritmo, seus movimentos são executados de forma natural, livres e espontâneos, isentos e tensão.
Deve ser estimulado nas crianças o sentimento do seu ritmo corporal através de experiências sensoriais e motoras. O trabalho rítmico busca, através de praticas lúdicas e desafiadoras, criar condições objetivas para que o individuo amplie seu universo sonoro, que estabeleça diversas relações entre som e movimento e que identifique os vários tipos de ritmos e os apreenda da melhor maneira que lhe convier, em função de suas necessidades. A melhor apreender a percepção espaço-temporal e, conseqüentemente, a conhecer o seu mundo, o mundo dos objetos, o mundo dos outros e a realidade à qual pertence.
Entre pessoas consideradas normais encontramos indivíduos incapazes de repetir os ritmos propostos, ou se executarem, naturalmente, movimentos dentro de um tempo rítmico certo.
A Atividade Ritmica pode se usar movimentos naturais, livres e espontâneos, onde exprimem um certo ritmo e são conhecidos como movimentos de expressão espontânea, classificados como formas livres (traduzidas pelo ritmo próprio, são improvisadas pelas, partindo dos elementos simples combinados entre si, de maneira espontânea) e de formas fixas (fazem parte danças, brinquedos, cantigas, movimentos ginásticos, bandas rítmicas, percussão corporal, etc). A utilização dos impulsos rítmicos baseados na percepção dos gestos conhecimentos musicais e acompanhamento rítmicos, através do emprego de instrumentos musicais de percussão e aparelhos ginásticos, facilita a execução de um exercício ou dança aperfeiçoam a sua execução rítmica.

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