quinta-feira, 6 de maio de 2010

IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO NA APRENDIZAGEM DE HABILIDADES NA IDADE ESCOLAR

A aprendizagem de qualquer habilidade motora requer a seleção de informações que podem estar contidas no meio ambiente e/ou fornecidas pelo professor ou técnico. Para que esta informação seja repetida, para posterior interpretação e possível armazenamento na memória de longa duração, o processo de atenção é fundamental.
A atenção de uma maneira abrangente pode ser definida como o processo que direciona, seleciona, alerta é um termo global utilizado para definir vários processos que variam da concentração à vigilância. O mecanismo da atenção possuía uma capacidade fixa para processar informações e cada vez que esta capacidade fosse ultrapassada pelos requerimentos da tarefa, a “performance” decairia (Kahneman, 1963).
A atenção seletiva pode ser definida como a habilidade do individuo dirigir o foco da atenção à um ponto em particular no meio ambiente (Ladewig, Gallagher & Campos, 1994). A atenção seletiva atua no processo de codificação das dicas especificas relacionadas a tarefa e também, como controladora do processo que mantém informações relevantes na memória de curta duração. O problema de falta de atenção na aprendizagem pode atingir indivíduos de toas as idades porém é nas crianças, principalmente na faixa etária dos 5 aos 8 anos de idade, que podemos considerar como um período critico. É nesta faixa etária que elas são tidas ou mais conhecidas “por prestarem a atenção”. Entretanto, é a partir desta idade que se inicia o desenvolvimento da habilidade de atender e selecionar informações contidas no meio ambiente.
Desenvolve-se em estágios, onde o primeiro estágio (exclusivo) bebês e crianças muito jovens são atraídas por um único estímulo. Por exemplo, o bebê que fica brincando com o chocalho vários minutos, ignorando os outros brinquedos que estão ao seu redor. Da atividade mais simples à mais complexa, as crianças estão expostas constantemente a uma variedade de experiências onde é extremamente importante selecionar corretamente informações (dicas) relevantes à tarefa. A partir do momento que as crianças não desenvolvem completamente as estratégias da atenção seletiva até alcançarem á adolescência, a sua “performance” pode ser afetada caso não consiga selecionar corretamente as diversas informações de caráter proprioceptivas e exterioceptivas disponíveis no meio ambiente da atividade que estão realizando.

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