quarta-feira, 10 de março de 2010

Aprendizagem na Primeira Infacia

O Comportamento motor estuda de que maneiras seu cérebro e sistema nervoso se desenvolveram e se ajustaram a fim de melhorar seu controle e sua coordenação. Prática é uma forma especifica de experiência que induz a um aumento de performance, denominado aprendizado. O que, como e quando são importantes questões sobre a prática.
As habilidades motoras podem ser consideradas um contínuo entre uma habilidade totalmente cognitiva e a outra totalmente motora. Ao classificar uma habilidade, quanto mais próxima do “saber fazer” ela estiver, tanto mais cognitiva ela será considerada, e vice-versa.
Capacidades pode ser definida como traço geral ou qualidade de um individuo relacionada com o desempenho de uma variedade de habilidades motoras, sendo um componente da estrutura dessas habilidades.
Em resumo, o nível de habilidades que os indivíduos conseguem alcançar, depende das capacidades que trazem consigo, para a situação da tarefa e a quantidade de suas experiências práticas.
O processo de aprendizagem pode ser definido de forma sintética: como os seres humanos adquirem novos conhecimentos, como desenvolvem as competências e mudam o comportamento. O estudo do conhecimento é a epistemologia, é um ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados à crença e ao conhecimento.
A informação representa o dado interpretação, contextualização ou utilizado por alguém. Considerando que informar é dar forma a algo, informação é o dado bruto lapidado, formatado, comunicado por algum agente.
O conhecimento pode ser aprendido como um processo ou como um produto. A aprendizagem tem sido descrita como um processo de aquisição de conhecimento sobre o mundo. A aprendizagem tem sido descrita como um processo de aquisição de conhecimentos sobre o mundo.
Segundo alguns estudiosos, a aprendizagem é o processo de alteração de conduta de um individuo, seja por condicionamento operante, experiência ou ambos, as informações podem ser absorvidas através de técnicas de ensino ou até pela simples aquisição de hábitos.
A aprendizagem humana difere do adestramento dos demais animais. O ato ou vontade de aprender é uma característica essencial do psiquismo humano, pois somente esse possui o caráter intencional, ou a intenção de aprender; dinâmico, por estar sempre em mutação e procurar informações para a aprendizagem; criador, por buscar novos métodos visando à melhora da própria aprendizagem; criador, por buscar novos métodos visando à melhora da própria aprendizagem, por exemplo na tentativa de erro.
A aprendizagem é definida como o processo de apreensão pelo individuo do conteúdo da experiência humana de forma interativa com sue meio. Essa interação acontece tanto com outros seres humanos, como com o ambiente que a cerca.
A aprendizagem resulta da mudança da performance derivada da experiência. Todas as mudanças devidas à fadiga ou a maturação não são consideradas como aprendizagem. Nada se aprende, verdadeiramente, se aquilo, que se pretende aprender, não passar pela experiência pessoal de quem aprende. A aprendizagem assume assim um caráter pessoal.
É através das modificações operadas no comportamento exterior, observável, que se vê se o sujeito aprendeu. Para que o sujeito aprenda, é necessário que no seu interior haja um processo de transformação e de mudança. A aprendizagem é, portanto, uma função do cérebro. “A aprendizagem visa uma adaptação a situações novas, inéditas, imprevisíveis, isto é, uma disponibilidade adaptativa a situações futuras.” (FONSECA, V. 1984, p. 145).
A aprendizagem deve ser, portanto, encarada como uma ação educativa, cuja finalidade é desenvolver no ser humano, capacidades que lhe permitam a integração no meio em que vive.
Qualquer que seja o objetivo (ensinar a ler, a chutar uma bola, a dançar) sempre estará ocorrendo uma interação entre quem ensina e quem aprendi. Como esta interação irá ocorrer, dependerá em grande parte de quem ensina, de como organizou o ambiente. Portanto nós professores temos a responsabilidade de entender como a pessoa aprende e que condições afetam sua aprendizagem.
A Aprendizagem Motora abrange mais do que processos motores. Envolve a Aprendizagem de novas estratégias para sentir e também para se movimentar, processo complexo de percepção/cognição/ ação.
Aprendizagem Motora reflete 4 conceitos:
Aprendizagem é um processo mediante o qual se adquire a capacidade para ação hábil;
Aprendizagem resulta da experiência ou da pratica;
Aprendizagem não pode ser medida diretamente, em vez disso é inferida a partir do comportamento;
Aprendizagem produz mudanças relativamente permanentes no comportamento; portanto alterações a curto prazo não são consideradas aprendizagens (SCHMIDT, 1993).
O conceito de Aprendizagem Motora, é a busca de solução para uma tarefa que surge de uma interação do individuo com a tarefa e o ambiente.
As alterações no desempenho que resultam pratica geralmente são vistas uma das mudanças na aprendizagem.
A Aprendizagem pode ser definida como mudança interna no individuo, deduzida de uma melhoria relativamente permanente em seu desempenho, como resultado da pratica. E desempenho é definido como uma mudança temporária no comportamento motor, observados durante algumas sessões de prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário