sábado, 6 de março de 2010

O que é Ritmo?

Ritmo = movimento medido ou regular repetição. Esta em toda parte e cada umd e nós vive num mundo ritmico pela observação, apreciação, cor, musica, atividades atléticas, dança, esporte, adormecer e despertar, da mudança das estações do ano e ciclo vegetativo da natureza.

Para Berge o ritmo é uma lei universal a tudo que se move. Dalcroze o caracteriza como príncipio vital e movimento. Platão sistematiza o ritmo como definição de movimento ordenado e Aristóteles associa que o tempo é relativo.

Tipo de Ritmos:
Individual = ritmo proprio
Grupal = caracterizado muito bem pela dança, o nado sincronizado e por uma série de atividades por equipe.
Mecanico = uniforme, que nao varia
Disciplinado = condicionamente de um ritmo pretederminado
Natural = ritmo biológico
Espontâneo = realizado livremente
Refletido = reflexão sobre a temática realizada

Todo ser humano é dotado de um ritmo que se manifesta antes mesmo do nascimento, através dos batimentos cardíacos, depois pela respiração e pela fala, que esta presente nas formas básicas de locomoção. A valorização ou não do desenvolvimento do ritmo pode estar atrelada à confusão no seu entendimento ora como capacidade humana diretamente ligada ao Sistema Nervoso Central, ora como metodologia de ensino que facilita e motiva a aprendizagem, execução e criação de movimentos.

Cronobiologia é a ciência que estuda os ritmos e os fenômenos físicos e bioquímicos periódicos que ocorrem nos seres vivos.
Esses ritmos muitas vezes estão associados as condições vividas fisicamente.
Os ritmos que se repetem a cada 24 horas, aproximadamente, são denominados de ritmos circadianos. Outros ritmos existem com frequências diferentes de 24 horas, por exemplo, os ritmos ultradianos (vários ciclos ocorrem a cada 24 h) e infradianos (um ciclo se completa a cada 28 horas ou mais). Exemplos do primeiro são os ritmos de batimentos cardíacos ou de respiração, que completam vários ciclos dentro de 24 horas. Exemplos de ritmos infradianos são o ciclo menstrual em mulheres (a cada 28 dias) e ciclos estrais em roedores (a cada 3 ou 4 dias em ratos, por exemplo).

Um ritmo é algo periódico, que ocorre com uma recorrência regular, no caso do ritmo biológico, dizemos isto quando um fenômeno biológico, tais quais a secreção de um hormônio ou um comportamento, como o sono e a vigília, se expressam de uma maneira recorrente, e por isso dizemos então que isto é um ritmo biológico. Existem vários tipos de ritmo biológico e com diversas freqüências de ocorrência, como o ciclo menstrual da mulher que ocorre a cada 28 dias e o ciclo sono e vigília que ocorre a cada 24 horas.
Se os ‘relógios circadianos’ funcionam com um ciclo de 25 horas, porque o nosso ritmo de sono é de 24 horas? Isto ocorre porque o nosso ‘relógio circadiano’ se ajusta ao interagir com o dia (a luz) e a noite (o escuro). O ciclo de claro e escuro (dia e noite) prova tanto avanços e atrasos no nosso ‘relógio biológico’ e o resultado final é um ritmo de 24 horas, e por isso dizemos que o ritmo de sono está sincronizado quando ele ocorre a cada 24 horas.
O ritmo endógeno é autônomo, capaz de oscilar por si mesmo. Se o organismo for isolado e colocado sob condições constantes artificiais, o período do ritmo biológico desvia-se ligeiramente daquele fornecido pelo meio ambiente, mostrando que o ritmo tem sua própria periodicidade. O ritmo circadiano é sincronizado com a periodicidade das 24 horas do dia através dos sincronizadores de tempo externos. O mais potente destes sincronizadores é o ciclo dia-noite, mas hoje no mundo moderno há muita interferência com a iluminação artificial, luz-escuro. Outros importantes fatores sincronizadores são: as condições sociais, barulho e temperatura.
Alguns distúrbios transitórios do sono e da vigília podem estar associados a mudanças abruptas dos sincronizadores exógenos, por exemplo: uma viagem transmeridiana. A síndrome de mudança rápida do fuso horário se caracteriza por sonolência diurna, insônia com dificuldade de dormir no novo horário e queda do desempenho nas diversas tarefas mentais e físicas.
As Atividades Rítmicas e Expressivas enquanto conhecimento da Educação Física no ensino escolar caracteriza-se por mais um conteúdo educacional a ser proposto para os discentes, possibilitando-os expressar-se corporalmente de acordo com suas necessidades e interesses de momento, pois as vivências relacionadas à esse conteúdo objetivam converter o corpo em um instrumento onde vibra o ritmo.
O conteúdo do bloco das Atividades Rítmicas e Expressivas são organizados em dois itens: os conteúdos atitudinais, tais como normas, valores e atitudes, valorizando a cooperação e a solidariedade, incentivando o diálogo, valorizando a cultura popular nacional buscando ampliar conhecimentos, assim como o respeito a si e ao outro, e as diversas culturas existentes.

Objetivo de Educação Ritmica

A) Desenvolve capacidade física do educando sob aspecto:
* Estrutural (ósseo)
* Biológico (equilíbrio da saúde através de solicitação das grandes funções).

B) Propicia a descoberta do próprio corpo e suas possibilidades de movimento.

C) Desenvolve a criatividade, chegando à conquista do estilo pessoal.

D) Desenvolve o ritmo pessoal.

E) Possibilita a vida em grupo (cooperação, respeito, etc.)



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