sexta-feira, 9 de abril de 2010

SEGUNDA INFÂNCIA

São chamados de anos escolares, um vez que a experiência escolar é central nessa época da vida. O desenvolvimento físico nessa fase apresenta o crescimento contínuo das crianças e as habilidades motoras que está se aprimorando.
À medida que as crianças se desenvolvem, têm mais atividades, seus riscos de acidentes aumentam; examinamos algumas formas de diminuir o risco. Aos 6 anos, as crianças parecem estar sempre em movimentos; tornam-se cada vez mais capazes de correr, bem como de realizar outras habilidades motoras.
Crianças de 6 a 12 anos parecem ser muito diferentes daquelas um pouco mais novas. São muito mais altas, e a maioria é mais elétrica, embora a taxa de obesidade tenha aumentado nas últimas décadas. As meninas retêm um pouco mais de tecido adiposo que os meninos, uma característica que persistirá na fase adulta. Crescem cerca de 5 a 8 cm por ano e ganham cerca de 2.700 a 3.800 g. Mais tarde, neste estágio, geralmente entre as idades de 10 a 12 anos, as meninas começam seu estirão de crescimento e, de repente, olham para baixo para se dirigirem aos meninos da classe. As mudanças em altura e peso não são totalmente paralelas em meninos e meninas. Quando as meninas têm 9 anos – depois de uma ligeira queda -, alcançam os meninos em altura; mas ainda têm o peso bem mais baixo, até que, em média entre 10 e 11 anos, elas superam os meninos.
Entre 6 e 12 anos anos, o peso médio do corpo dobra, e as brincadeiras das crianças exigem grandes gastos de energia, precisam de bastante alimentação. Geralmente comem quantidades maiores de alimentos – e comem mais rapidamente. O que as crianças precisam para permanecerem vivas e então crescerem normalmente são fontes ricas de energia e proteína. A nutrição pobre causa retardo no crescimento e crianças mal-nutridas são mais baixas que as bem-alimentadas. A boa nutrição também é essencial para as atividades normais mentais, físicas e sociais, ou seja, uma nutrição inadequada leva a menos atividade.
O ambiente é influente, uma vez que as crianças tendem a comer os mesmos tipos de comidas e desenvolver os mesmos hábitos que as pessoas à sua volta. (Kolata, 1986). As crianças que assistem à televisão muito tempo tendem a comer mais lanches (principalmente aqueles altamente calóricos que vêem nos comerciais) e são menos ativas que as outras crianças (Dietz & Gortmaker, 1985). O tratamento para uma criança obesa envolve uma dieta restrita, mais exercício e modificação de comportamento.
No período de 6 anos, mais de 90% das crianças basicamente saudáveis provavelmente sofram de alguma condição médica severa, como uma infecção virótica, inflamação na garganta por estreptococos, bronquite ou eczema. Doenças respiratórias, garganta inflamada, infecção na garganta por estreptococos e infecções de ouvido diminuem com a idade; então, à medida que as crianças se aproximam da puberdade, sofrem mais de acne, dores de cabeça e problemas emocionais passageiros. Crianças nessa fase têm uma visão mais apurada agora do que tinha antes, porque seu aparelho visual está mais desenvolvido, a visão delas é mais aguda e, uma vez que os dois olhos funcionam melhor juntos, elas podem focalizar melhor.
Estudos de crianças de 7 a 12 anos feitos mais de 30 anos atrás quando as crianças pareciam ter mais atividade física, sugeriam que as habilidades motoras das crianças melhoram com a idade. Assim nesse período eles desenvolvem a dominância lateral.

Desenvolvimento Intelectual

O desenvolvimento intelectual, apresenta a nova habilidade da criança para pensar lógica e criativamente sobre o aqui e o agora percebem pela primeira vez quais os aspectos de nossa sociedade complexa que mais as interessam e em que áreas elas são mais competentes. Na abordagem Piagetiana que é o estagio das operações concretas; à medida que a criança entra nesta fase da infância, ela entra em um novo estágio de desenvolvimento cognitivo: o das operações concretas.

Ela é menos egocêntrica e agora pode aplicar princípios lógicos a situações concretas (reais). Usa operações mentais internas (pensamento) para resolver problemas que surgem aqui e agora. Isso significa que ela pode desempenhar tarefas em um nível mais avançado do que poderia no estágio anterior (pré-operacional). As crianças nesse estagio ainda são limitadas a situações reais presentes.



Desenvolvimento Moral

O desenvolvimento moral segundo Piaget: Restrição e Cooperação Piaget acreditava que o pensamento moral se desenvolve em dois estágios. A Moralidade de Restrição, a criança pequena pensa rigidamente sobre conceitos morais, acreditam que as regras não podem ser mudada e que o comportamento é certo ou errado que qualquer violação merece punição severa. A Moralidade de Cooperação, é caracterizada pela flexibilidade moral. A medida que a criança amadurece e interage com mais pessoas, pensa menos egocentricamente, ela entra em contato com uma amplitude cada vez maior de ponto de vista. A experiência bem como desenvolvimento interno ajudam-na a desenvolver seus padrões.
Toda criança pequena às vezes pode se recordar de detalhes melhor que os adultos, mas que outras vezes sua memória é mais fraca. Elas têm mais dificuldade para se lembrar de eventos que não entendem, aparentemente porque não conseguem organizar estes eventos em sua mente. À medida que o desenvolvimento cognitivo avança, o mesmo acontece, na maioria dos casos, com a memória. A capacidade de recordação melhora enormemente entre 6 e 12 anos, em parte porque a capacidade de memória das crianças – a quantidade de informações que elas podem lembrar. O dado mais sofisticado que elas saibam sobre a memória, uma vez que combina um conhecimento de aprendizagem com um conhecimento do esquecimento, seja que reaprender alguma coisa é mais fácil que aprender algo pela primeira vez.


Desenvolvimento da Personalidade

O desenvolvimento da personalidade, é discutido nessa fase, um estagio que tradicionalmente tem sido considerado calmo e idílico. As crianças desenvolvem um conceito mais realista de si mesmas e aprendem a sobreviver e ter sucesso na cultura a que pertencem. Examinamos a mudança em seus relacionamentos, à medida que elas se tornam mais independentes dos pais e mais envolvidas com outras pessoas, principalmente com outras crianças, e como, através do contato com companheiros, eles descobrem suas próprias atitudes, valores e habilidades. ).
A segunda infância é um momento importante para o desenvolvimento da auto-estima, a auto-avaliação positiva, conforme sua adequação aos padrões e às expectativas sociais que assimilaram em seu auto-conceito e em seu desempenho. As opiniões de si próprias têm um grande impacto no desenvolvimento de sua personalidade. Os auto-conceitos que se formam entre os 6 e 12 anos são freqüentemente fortes e duradouros. Os positivos podem se formar à medida que as capacidades físicas, intelectuais e sociais que as crianças desenvolvem lhes permitem se ver como membros valiosos da sociedade (Markus, 1980). Este também é o período em que pode surgir uma auto-imagem negativa que permanece por muito tempo depois de passada a infância. As crianças em idade escolar hoje passam mais tempo fora de casa do que nunca. Escola, amigos, jogos e entretenimentos, tudo as separa da família. No entanto, o lar ainda é a parte mais importante do mundo, e as pessoas que vivem lá são as que mais interessam.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber das referência utilizadas para esse texto, pois preciso deste assunto para um seminário e preciso das referências, será que pode ser? Meu e-mail: marycazuza@hotmail.com

    Agradecida!

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