domingo, 4 de abril de 2010

O ÍNICIO DA VIDA: HABILIDADES INICIAIS E O PROCESSO DE MUDANÇA

No nascimento, o cérebro contém a maior parte das células (neurônios) que terá posteriormente , mas vai se tornar quatro vezes maior na idade adulta. O tamanho aumentado resulta, em primeiro lugar, de um aumento nas conexões entre os neurônios e a mielinização aumentada, que isola os axônios e acelera a transmissão dos impulsos. Diferente partes do cérebro desenvolvem-se em velocidades diferentes durante a infância. O tronco cerebral, que inicialmente controla a maior parte dos reflexos, que inicialmente controla a maior parte dos reflexos, está relativamente maduro no nascimento. As áreas do córtex que amadurecem mais rapidamente após o nascimento são as áreas motoras e sensoriais primárias.
As habilidades comportamentais básicas com que os bebês nascem só são suficientes para sua sobrevivência se forem associadas ao cuidado de adultos.
O choro do bebê é um meio de comunicação primitivo que evoca uma forte reação emocional nos adultos e os alerta de que algo pode estar errado. Alguns padrões distintos dos choros iniciais podem indicar dificuldades.
No início, a alimentação é baseada em mecanismos reflexos primitivos que não são bem organizados. Dentro de algumas semanas, essa forma de comportamento é reorganizada e se trona voluntaria; os vários reflexos constituintes tornam-se integrados um com o outro e o bebê fica bem ajustado à mãe.
A maturação das estruturas cerebrais contribui para a reorganização dos reflexos iniciais. Alguns desses reflexos iniciais desaparecem completamente após os primeiros meses de vida. Outros podem desaparecer completamente após os primeiros meses de vida. Outros podem desaparecer e depois reaparecer mais tarde, como um elemento em uma nova forma de atividade. Outros, ainda, permanecem e são transformados em comportamentos voluntários. Sob o controle do córtex cerebral.


A capacidade dos bebês para aprender a partir da experiência está presente desde os primeiros dias de vida. O condicionamento clássico permite que os bebês formem expectativas sobre as condições existentes entre os eventos no seu ambiente. O condicionamento operante proporciona um mecanismo para a emergência de novos comportamentos, como uma conseqüência dos eventos positivos ou negativos que eles produzem. Alguma evidencia indica que os bebês pequenos podem exibir alguns tipos de imitação, mas parece improvável que a imitação seja um importante mecanismo de aprendizagem nos primeiros meses de vida.
Aproximadamente aos dois meses e meio de idade, ocorre uma mudança biossociocomportamental na organização geral do comportamento dos bebês. As mudanças na função cerebral devido à maturação são acompanhadas de uma acuidade visual aumentada e da capacidade para perceber as formas de objetos e pessoas, do estado de alerta aumentado e do sorriso social. Os cuidadores responde com novos sentimentos de conexão com a criança.

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