terça-feira, 13 de abril de 2010

DANÇA NA PRIMEIRA E NA SEGUNDA INFÂNCIA

A dança acompanha o homem desde os tempos primordiais, estando presente em momentos cruciais da história da humanidade, assumindo as mais variadas funções.Dançar é a forma mais simples e saudável de exercitar o corpo e a mente, são vários os seus benefícios: formação e manutenção tanto de personalidade quanto do físico humano é um dos mais importantes, estes resultados podem ser observados em diferentes setores ou especialidades médicas.
A dança deve proporcionar ás crianças, situações que lhes possibilitem desenvolver suas habilidades e as várias possibilidades de movimento, promover o autoconhecimento e assim ser agente efetivo da harmonia entre razão e emoção, estimular a criatividade e proporcionar o conhecimento do corpo. Ela não é apenas uma forma de manifestação cultural na qual a escola deve se utilizar como instrumento para auxiliar os alunos na construção de conhecimentos, como ela também é um elemento importante para a formação do ser social. Portanto o trabalho de dança com crianças de Primeira e Segunda infância visam estimular o impulso e a espontaneidade do movimento que são próprias das crianças nessa faixa etária, trabalhando com a dança como linguagem artística e corporal. Adquirindo consciência corporal, dominando e aperfeiçoando seus movimentos percebendo seu corpo e o corpo do outro no espaço em que ele se move.
Desenvolvendo atividades de dança tendo como ponto de partida a percepção corporal (coordenação motora), trabalhando a expressão corporal, estimulando, motivando e fazendo uma interação entre as crianças e, facilitando o relacionamento inter-pessoal e a exploração ambiental.

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