domingo, 6 de junho de 2010

AULAS DE DANÇA DO VENTRE INFANTIL

A Dança do Ventre é reconhecida por seu caráter feminino e delicado, por vezes transmitindo sensualidade e um ‘que’ que semente as mulheres mais maduras conseguem transmitir. Embora sempre com a intenção séria e elegante, ainda é possível perceber uma certa restrição quando se fala em Dança do Ventre para crianças. Justamente pela idéia errônea de que esta dança sempre está associada à sensualidade, algumas pessoas não costumam ensinar esta para crianças, o que colabora para uma gama maior e mal entendimentos sobre o verdadeiro significado artístico da Dança do Ventre.
Algumas escolas têm ampliado os seus horizontes e permitindo a inserção de crianças nas aulas, mas ainda é preciso tratar com cautela este tema, pois quando se envolve criança fazendo aulas de dança, todo cuidado é pouco. Independente da modalidade de dança escolhida, dar aulas para crianças sempre envolve algo mais além da técnica. Crianças têm diferentes fases de desenvolvimento, perdem a concentração com facilidade e qualquer atividade que dure mais de quarenta minutos se torna enfadonha aos seus olhos. Portanto, a professora de Dança precisa ter além da técnica e didática, um carisma especial para tornar sua aula lúdica e também um conhecimento básico sobre o desenvolvimento infantil, que inclui emoções, fantasias, sensualidade e expressão.
O primeiro cuidado é criar turmas exclusivas para crianças, para que o ambiente de sociabilidade, esforços e resultados seja linear, o que qualifica a aula e otimiza o tempo.
Compreende-se criança meninas a partir dos onze anos, é melhor desenvolver outra turma intermediária, dos doze em diante. Porque a partir dos dois anos a criança já é capaz de entender e cumprir regras, executar alguns movimentos e é a fase em que o lúdico é melhor assimilado e produz crescimento. Já as crianças dos sete aos dez, além de estar em desenvolvimento pleno, pode exercitar seu lado mais lúdico convivendo nas aulas com crianças menores e intercalar momentos de menina e mocinha, o que protege dessa atual ‘precocidade’ em termos de comportamento entre meninas, como por exemplo, meninas de apenas nove, dez anos que querem sair, namorar, maquiar-se e assim por diante.
Então primeiro ganho qualitativo em criar turmas exclusivas é essa troca de desenvolvimento e adaptação entre as alunas. As fases do desenvolvimento, sempre segue o ritmo que chamamos de ‘cefalo-caudal’ ou seja, da cabeça, tronco ao restante do corpo. Então haverá momentos de desafio para as crianças conseguirem executar os movimentos com agilidade e no tempo certo, pois suas mentes entendem o comando, mas nem sempre o corpinho está pronto pra produzi-lo, nesse fator que é importante o conhecimento das fases do desenvolvimento físico-motor e mental, para adaptar as técnicas e saber o grau de exigência de cada aluna.
A aula lúdica é basicamente uma aula que misture o ensino de algumas técnicas com momentos de lazer, como exploração do espaço da sala, diferentes ritmos e brincadeiras trabalhem o corpo e agilidade. É preciso ter em mente que, para criar um ambiente lúdico em sala de aula é preciso ter em mente que a própria professora se permita brincar, sorrir e voltar a ser criança.

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