segunda-feira, 7 de junho de 2010

A DANÇA DE SALÃO NA TERCEIRA IDADE

“A dança como atividade física ajuda a garantir a independência funcional do individuo através da manutenção da sua força muscular, principalmente de sustentação, equilíbrio, potência aeróbica, movimentos corporais totais e mudanças do estilo de vida. A dança de salão é um recurso interessante capaz de contribuir para a autonomia e independência do individuo idoso, para que eles se mantenham ativos e participativos socialmente. Desta forma, é possível caracterizá-la como uma atividade importante em programas de atividades voltados para a Terceira Idade”, asseguram Mônica de Rezende e Célia Pereira Caldas, em artigo publicado na Revista “Aterceiraidade”, do Sesc São Paulo.
Os participantes das danças de salão são pessoas de diferentes grupos sociais, e isso enriquece ainda mais a troca de informações entre eles. Como se trata de uma atividade muito difundida e admirada em vários méis de comunicação há muito tempo, ela transporta uma carga muito grande de emoções. Ela foi praticada através do tempo, desde a Europa, nos seus castelos nas suas festas, e todos esses elementos enriquecem a curiosidade daqueles que querem aprender algo além dos passos coreografados, um pouco da história de cada ritmo da dança de salão. Os passos marcantes de cada ritmo são excelentes exercícios para a terceira idade. Esses passos levam as pessoas a um passado de lembranças prazerosas da juventude, de amores imaginados e de alegrias sentidas. Esses bons sentimentos aumentam a auto-estima e o bem-estar, inclusive com relação ao próprio corpo, redescobrindo-o.
Com o passar do tempo, o corpo se torna uma barreira a ser compreendida, a nossa atual sociedade valoriza o corpo perfeito, jovem e escultural. O envelhecimento muda a relação com o nosso corpo. Nesta nova fase da nossa vida, temos de compreender e aceitar essas mudanças para ainda tirar o melhor proveio que essa idade propicia. A dança de salão pode abrir esse caminho. Como são praticadas aos pares, as danças de salão também estimulam o contato físico. O dançarino ou a dançarina que se entrega a essa relação com o seu parceiro, de uma forma natural e desprovida de qualquer intenção, a não ser o prazer da dança, pode descobrir e aceitar o próprio corpo, e isso ajuda na auto-imagem e na auto-estima.
Como atividade física regular, a dança também é um agradável exercício para abandonar a vida confortável e cômoda que a tecnologia troxe paa o nosso cotidiano. A dança de salão é uma ótima atividade aeróbica. Ela trabalha a coordenação motora, todos os músculos do corpo, e dependendo da freqüência pode ser um excelente exercício para as estruturas musculares, ósseas e articulares, de cada um. A dança de salão pode devolver a independência as praticantes, pois consegue um fortalecimento da musculatura, melhora a capacidade cardiorrespiratória e melhora a sustentação corporal, o equilíbrio e a mobilidade. Todos estes fatores resultam em uma mudança positiva no estilo de vida, devolvendo a autonomia e a autoconfiança.
Mas, o impacto mais significante é na parte da socialização. Principalmente a velhice, quando o sentimento de solidão é muito presente, a dança de salão reintegra estas pessoas a um grupo social. O envelhecimento não pode ser visto como uma fase de exclusão social. Precisamos aprender a conviver com as limitações desta fase, e estar abertos para aprender com suas experiências adquiridas ao longo da vida. Assim, criamos condições de conseguir mudanças importantes na qualidade de vida de todos. A dança de salão é uma possibilidade verdadeira de conseguir essas mudanças e promover um encontro entre as gerações.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog!
    Determinação, força e sensibilidade é a marca de sua personalidade.
    Abração e muito SUCESSO NA VIDA!
    Elizete

    ResponderExcluir
  2. Bailarina, não conheço bailarina que não possua alma sensível, olhar para a arte, e benevolência para com o sonhador. E é por isso que no dia em que falei de Portinari vim lhe chamar para ver o que eu disse.

    Convido para que leia e comente no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    “Que o dom da escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir