domingo, 6 de junho de 2010

EXERCÍCIOS FISICOS E BEM-ESTAR

O corpo precisa de movimento, prova disso são os índices alarmantes que relacionam o sedentarismo a graves doenças: 35% cardiovasculares fatais, 35% dos óbitos por diabetes e 32% das mortes por câncer de cólon estão relacionadas à inatividade física. São inúmeros os benefícios que a prática regular e bem orientada de atividade física pode fazer pelo seu organismo.mantém a pressão arterial em níveis normais, revigora o coração, melhora a postura corporal, fortifica os ossos , reforça o sistema imunológico, controla os níveis de açúcar, promove o equilíbrio hormonal, alivia os sintomas da TPM (nas mulheres) e protege a próstata (nos homens), favorece o sono, o bom-humor e a auto-estima, por exemplo.
Uma hora de exercício feio adequadamente rende ate duas horas a mais de vida, o problema é a “preguiça mental” que os indivíduos sentem quando são expostos a uma atividade nova, porque o cérebro ainda não dominou a forma de executar as novas ações. Demanda um pouco de tempo e muito treino. Só depois de executá-la inúmeras vezes é que o corpo irá compreender o seu funcionamento, ou seja, o condicionamento.
Exercício em excesso e mai orientado é tão prejudicial quanto a sua ausência, sempre é preciso buscar o equilíbrio. Para isso deve-se tentar atentar sempre para os limites saudáveis, seja qual for a pratica eleita. Pois em excesso, os exercícios podem causar estresse físico, além de estimular a produção de radicais livres, responsáveis diretos pelo envelhecimento precoce. Na esfera emocional, pode trazer ansiedade, raiva, angustia, impaciência, depressão e baia concentração.
É mais fácil e prazeroso começar a praticar uma atividade que tenha mais a ver com o seu estilo, para conquistar todos os seus benefícios, é importante fazer desta precisa um verdadeiro hábito. Pois durante o exercício físico inúmeras reações acontecem no organismo. Hormônios são liberados, inclusive a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. Além disso, controlando a intensidade (conceito que envolve a duração, a carga e o volume do exercício), a consistência (mantendo o foco, estipulando objetivos reais e vigiando a performance) e incentivando a variedade (para que não haja a fadiga e o estresse), é possível fazer da atividade física uma verdadeira arma na busca pelo auto-conhecimento e auto-controle, tanto físico quanto mental.
Para usufruir os benefícios da atividade física, basta ficar atent aos seus limites e buscar sempre manter a motivação e a praica constante. Desta forma, voc~e só tem a lucrar com o reequilíbrio hormonal e neurotransmissor (como a liberação de endorfina), que irá proporcionar, na medida certa, bem-estar, prazer, vigor e auto-estima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário